Orientação Empreendedora Individual sob Medida: Desenvolvimento de Escala Voltada ao Empreendedorismo Social

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v10i1.2008

Palavras-chave:

Orientação Empreendedora Individual, Empreendedorismo Social, Escala.

Resumo

Objetivo: Apresentar a validação de conteúdo de uma escala para avaliar e mensurar a orientação empreendedora individual voltada ao empreendedorismo social (OEI Social). Metodologia: Apoiado em uma abordagem integrativa das teorias que tratam o afetivo e o cognitivo no comportamento empreendedor, este estudo exploratório segue a metodologia proposta por Churchill (1979), DeVellis (2003) e Johnson e Morgan (2016), e contou, no processo de validação da escala, com a participação de 24 pesquisadores em empreendedorismo. Principais resultados: A escala foi validada com 18 afirmativas, distribuídas em três dimensões: proatividade social, inovação social e tomada de risco social. O estudo ainda propõe a adoção de uma quarta dimensão ao instrumento final: mudança social, adaptada de Oceja e Salgado (2013), para dar conta de mensurar o comportamento pró-social dos empreendedores. Contribuições teóricas/metodológicas: A disponibilização de um instrumento de mensuração, teoricamente construído e solidamente validado, especificamente para o empreendedorismo social contribui para a qualidade das pesquisas empíricas no campo, pois assegura os limites dos estudos, evitando a derivação das análises para campos indesejados. Contribuições sociais: A adequada avaliação da OEI Social tem o potencial de contribuir com programas de formação empreendedora na criação e desenvolvimento de mecanismos para o despertar do interesse e intenção em empreender no social. Relevância/originalidade: Este estudo é inédito por compreender, em profundidade, as características empreendedoras individuais constituintes da OEI Social; e, a partir da delimitação de um conceito exclusivo, por construir e validar uma escala teoricamente sólida e empiricamente confiável para mensurar o construto.

CÓDIGO JEL: L31

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Biografia do Autor

Márcia Maria Garçon, Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

Márcia Maria Garçon é pesquisadora no grupo afeto e cognição, PPGA, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil. Pós-doutora em empreendedorismo pela UNINOVE, doutora e mestre em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Seus interesse de pesquisa são empreendedorismo social, comportamento empreendedor e inovação inclusiva.

Vânia Maria Jorge Nassif, Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

Vânia Maria Jorge Nassif é livre docente em administração de pessoas pela FEARP/USP, São Paulo, Brasil. Possui pós-doutorado em estratégia e empreendedorismo pela EAESP/FGV/SP. Doutorado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em educação pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Graduação e Licenciatura em psicologia pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Líder de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP/SP. É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ2/CNPq). Professora do programa de pós-graduação em administração da Universidade Nove de Julho, UNINOVE/SP, pesquisadora e líder da linha empreendedorismo e pequenos negócios (EPN).

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Publicado

25-12-2020

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Como Citar

Garçon, M. M., & Nassif, V. M. J. (2020). Orientação Empreendedora Individual sob Medida: Desenvolvimento de Escala Voltada ao Empreendedorismo Social. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 10(1), e2008. https://doi.org/10.14211/regepe.v10i1.2008

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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